quarta-feira, 1 de junho de 2016

Temperando a comida

Oi pessoas!!

Tava vendo uma postagem no face do povo que é viciado em temperos prontos, tipo caldos e sazon...

Desde pequena, minha mãe usava caldo knorr em TUDO, e claro, cresci com o mesmo hábito.
Sempre que fazia compras, "abastecia" minha caixinha de temperos com caldos de todos sabores e os pózinhos mágicos do amor também...

Faz um tempo que decidi não usar mais, embora os caldos em cubinho vez ou outra apareçam.
É que assim, certos hábitos são difíceis de mudar e sopa, por exemplo... eu acho que tem que botar o tal caldo.

Como em casa nossa alimentação principal é o frango, peixes e ovos, usava muito sazon de pozinho pra temperar, pq dava sabor e cor aos filés...

Achei na feira um tio que vende tempero (ele chama de chuva de prata) que nada mais é que a mistura de um monte de ervas. Passei a comprar e desde então é com isso que tempero tudo.
Quando acaba (um vidro daqueles de maionese quase cheios dura em média de 12 a 15 dias), uso o que tenho.
Compro sempre: colorau, salsa, orégano, manjericão, pimenta do reino, pimenta calabresa, páprica, curry e é basicamente isso que vai no temperinho do tio. Se bem que o dele acho que tem alho, cebola e pimentão desidratado, além de bacon que é opcional....

A postagem era sobre o uso desses temperos industrializados... a maioria das pessoas usa. Seja por comodismo, hábito...e é bastante difícil mudar, mas é possível e digo, vale muito a pena.

Meu frango fica super bem temperado e corado com temperos naturais.
Uso pra temperar: sal, alho picado, colorau, um pouco de curry, salsa, manjericão, orégano e pimenta.
Algumas vezes coloco um pingo de shoyu, mas o colorau já dá a cor que eu procuro.
Uso limão ou vinagre e na falta deles, vai laranja mesmo.
Fica di-vi-no!!

Experimentem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário